A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Academia Itinerarium XIV distinguida

A Academia Itinerarium XIV recebeu ontem, no âmbito das Jornadas Ecologistas Distritais d’ “Os Verdes” um “Girassol Alegre”, como reconhecimento pelo seu trabalho em prol da valorização do Paço Real da Ribeira de Muge.

Apesar de este não ser o único objeto de atenção da Academia, temos ao longo dos tempos promovido várias iniciativas neste espaço. Nenhum outro para nós se iguala, não tanto pelas questões estéticas, mas mais pelo alicerce identitário que nós, que somos antes de tudo gentes da Ribeira de Muge, aqui temos. Nada mais nos alegra que ver vir pessoas de Paço dos Negros ou de fora, para as nossas iniciativas e sentirem-se bem na nossa companhia neste espaço.

Assim, a Academia Itinerarium XIV agradece a distinção dada pel’ “Os Verdes”, prometendo tudo fazer para continuar a valorizar este espaço, e sobretudo para continuar, dentro das suas limitadas possibilidades, a elevar o nome, a história e a cultura das gentes da Ribeira de Muge.