A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

COMUNICADO Painel de Oradores no II Colóquio da Ribeira de Muge - "O Culto Mariano"


A Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge vem pelo presente meio divulgar o programa do II Colóquio da Ribeira de Muge, que terá lugar no próximo dia 10 de junho, na Casa da Cultura da Raposa a partir das 14.30h. Assim, o painel principal contará com os seguintes oradores e comunicações: 

- Aurélio Lopes, "A Ascensão Cultual de Maria"
- Ana Correia, "O Culto a Nossa Senhora do Castelo em Coruche"
- Roberto Caneira, "As festas em honra de Nossa Senhora da Glória"
- Manuel Evangelista, "A religiosidade popular na Ribeira de Muge"

O colóquio é de participação livre, contudo a inscrição é necessária para quem pretenda pasta de documentação, com resumos das comunicações e certificado de presença. A inscrição pode ser feita no formulário online (aqui), para o email da academia (academia.xiv@gmail.com) ou para o telefone da Junta de Freguesia de Raposa (243 566 166). 

Este é o segundo colóquio realizado numa parceria entre a Junta de Freguesia de Raposa e a Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge, que pretende trazer um tema cultural a debate à Ribeira de Muge, dando a conhecer não só a realidade local, como realidades mais abrangentes.