A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Um programa digno da aldeia de Paço dos Negros

Almeirim comemora este ano os seus 600 anos, assim como Paço dos Negros comemora 500.

Assistimos em Paço dos Negros a um programa digno, como jamais esta aldeia pode presenciar, a cargo exclusivo da Academia da Ribeira de Muge:
Foi limpo, pintado e caiado todo Paço, a cargo exclusivo dos membros da Academia.
Foi publicada a História desta aldeia, fidedigmamente representada em documentação original coeva.
Foi pela primenira vez feita a reconstituição, e exibida, a planta do Paço, tal como era no século XVI. (Da autoria de Gustavo Pacheco Pimentel, a publicar brevemente a 3 dimensões). Planta que pode servir para que o Paço seja reconstruído e volte a cumprir a sua função de turismo (desenfadamento).
A Academia lamenta a ausência dos responsáveis concelhios, e das associações que, convidados Pela academia, para a comemoração dos 500 anos de Paço dos Negros, não se dignaram comparecer.
 
A Academia apresentou exclusivamente temas medievais e palacianos, recolhidos na Ribeira de Muge. Pela primeira vez, tivémos a presença do nosso lendário Rei Preto, que deliciou todos os presentes, e que muito enriquece a cultura de Paço dos Negros.

Este presente o grupo de música medieval festiva, Strella do Dia.

Este presente a ilustre escritora, Deana Barroqueiro, na apresentação do livro, Paço dos Negros da Ribeira de Muge - A Tacubis Romana.

Muito nos honrou com a sua presença, em representação de Sua Alteza Real, D. Duarte, Duque de Bragança, Sua Excelência, o sr. Marquês de Rio Maior, João Saldanha, que presidiu às comemorações.

Eis algumas fotos do encerramento das comemorações dos 500 anos do Paço Real da Ribeira de Muge.