A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

domingo, 16 de abril de 2023

MOINHOS ABERTOS 2023

Desde 2014 que a Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge tem participado no Dia dos Moinhos, inscrevendo o Moinho do Fidalgo nesta iniciativa. Neste ano de 2023 decidimos não o fazer, e ir participar no Dia dos Moinhos Abertos noutros locais, relativamente próximos de nós. Assim sendo, ontem, dia 16 de abril, estivemos no Moinho da Parreira (UF Parreira-Chouto, Chamusca) , e hoje, 17 de abril, estivemos novamente no Moinho da Parreira e também no Moinho dos Foros do Arrão (Concelho da Ponte de Sor). 

Foi com muito agrado que encontrámos as portas abertas nestes dois locais, e com dois engenhos plenamente funcionais, valorizados, e sobretudo vividos. Não faz sentido hoje fazer-se uma recuperação e não a viver – tem de se assumir como um fator identitário e foi bom ver as suas gentes em clima de convívio junto aos engenhos. Ficamos de ânimo cheio, e com vontade de para o ano voltarmos aos Moinhos Abertos no Moinho do Fidalgo.


Fotos da nossa participação: