A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

domingo, 21 de maio de 2017

II Colóquio da Ribeira de Muge


A Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge, em parceria com a Junta de Freguesia da Raposa, irá promover o II Colóquio da Ribeira de Muge no próximo dia10 de junho às 14.30h, na Casa da Cultura da Raposa (Almeirim). A edição deste ano será subordinada ao tema “O Culto Mariano”.

Depois da primeira edição desta iniciativa, em maio do ano passado, com o tema “Moinhos de Vento Portugueses”, irá trazer-se novamente à Ribeira de Muge um espaço reflexivo em torno de um tema cultural. Tendo em conta que o ano passado se assinalaram os 500 anos da procissão de Nossa Senhora do Castelo (em Coruche) e que este ano se assinalam os 100 anos dos fenómenos de Fátima, o que espelha a importância do tema para as populações, não deixa de ser pertinente o seu estudo e divulgação de uma ótica não teológica.

Assim, teremos um painel com oradores oriundos de diversas áreas disciplinares, que nos trarão diferentes realidades, que divulgaremos oportunamente.

As inscrições já estão disponíveis, no formulário online (aqui) para o email da academia (academia.xiv@gmail.com) ou para o telefone da Junta de Freguesia da Raposa (243 566 166).