A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

domingo, 13 de novembro de 2016

Academia Itinerarium XIV homenageia Frazão de Vasconcellos

Assinala-se neste ano de 2016 os noventa anos da publicação da separata "O Paço dos Negros da Ribeira de Muge e os seus Almoxarifes", da autoria de Frazão de Vasconcellos, primeiro estudo que se conhece sobre o Paço Real da Ribeira de Muge, localizado em Paço dos Negros (Almeirim). Desta forma, a Academia Itinerarium XIV irá, no próximo dia 1 de dezembro prestar homenagem ao autor desta publicação com uma sessão evocativa, às 15.00h, na Capela de S. João Baptista do dito paço. 

Esta sessão  tem como objetivo principal homenagear o primeiro académico que se dedicou a estudar o Paço Real da Ribeira de Muge, lançando um estudo que constitui, sem dúvida, a pedra angular de muito do trabalho científico sobre a origem do Paço Real da Ribeira de Muge e a sua história enquanto propriedade da coroa.

A separata em questão, publicada em 1926 na revista "Brasões e Genealogias", pode ser dividida em duas partes fundamentais. Uma primeira, onde o autor faz o relato de uma visita que fez ao local, na altura propriedade de Manuel Francisco Fidalgo, e faz um enquadramento histórico do mesmo. Numa segunda parte alude essencialmente à genealogia de almoxarifes que aqui prestaram serviço, entre o séc. XVI e o final do séc. XVIII.