A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

sábado, 9 de abril de 2016

COMUNICADO Realização do Colóquio “Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses”

A Academia Itinerarium XIV, em co-organização com a Junta de Freguesia da Raposa, tem o prazer de anunciar hoje, no Dia dos Moinhos Abertos, a realização de um colóquio no próximo dia 21 de maio, na Casa da Cultura da Raposa (Almeirim).

Dentro do grande tema da molinologia, este coloquio estará direcionado sobretudo para a temática dos moinhos tocados pela força do vento. Um dos objetivos passa por precisamente trazer a outra face da atividade moageira a uma região onde predominou a moagem tocadas maioritariamente pela força da água, ao longo das margens da Ribeira de Muge, ainda que com algumas exceções.

O colóquio terá um painel composto por quatro intervenções, uma das quais estará centrada na realidade da excecionalidade dos moinhos de vento da zona da Ribeira de Muge. As restantes três intervenções versarão a diversidade geográfica e pluridisciplinar da abordagem dos moinhos de vento. Assim, ser-nos-á trazida uma realidade do Distrito de Aveiro (com Armando Carvalho Ferreira), os Moinhos de Vento do Oeste (com Fátima Nunes) e ainda a Glória do Ribatejo (com Sílvia Casimiro e Rodrigo Garnelo), por oradores que são uma referência na área da molinologia e arqueologia.

O colóquio é de participação livre, contudo, pede-se inscrição para quem pretenda a pasta de documentação sobre o mesmo (resumos das comunicações, notas biográficas dos oradores, entre outros elementos). Assim, está já disponível no blog da Academia Itinerarium XIV a ligação a um formulário online de inscrição, no botão do lado esquerdo do ecrã.