A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

COMUNICADO: Lançamento de monografia “A Capela de S. João Baptista” & 500 anos do Almoxarifado de Antão Fernandes


No próximo dia 27 de junho, pelas 16.30h, no Paço Real da Ribeira de Muge, a Academia Itinerarium XIV irá comemorar o S. João, com o lançamento de uma pequena monografia de Manuel Evangelista. Esta tem como título “A Capela de S. João Baptista”, sendo o estudo do autor sobre os vários elementos históricos e sociais sobre este edifício do séc. XVI, que chegou aos nossos dias. A par disto, será evocado o almoxarifado de Antão Fernandes, cuja primeira referência conhecida data de 13 de junho de 1515, assinalando neste ano os seus 500 anos. Esta celebração contará com momentos musicais e quadras teatrais em honra do Rei Preto, a mais mítica figura de Paço dos Negros.

Contaremos neste dia com a presença da escritora Deana Barroqueiro, nacionalmente reconhecida, autora de romances históricos, um dos quais, D. Sebastião e o Vidente, aborda a passagem deste monarca por este local.