A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

sábado, 21 de março de 2015

Dia Mundial da Poesia III - Como eu brincava, ninguém adivinha

Como ficara decidido, pela Academia que seriam publicadas neste dia, três "poesias", coisas do povo, iletrados alguns, aqui vai a homenagem final.


Quando eu era criança
Brincava com o que tinha
Fazia uma boneca de trapos
Como eu brincava, ninguém adivinha

Tão bonita a minha boneca
Braços e pernas eram de buínho
O cabelo era de barba de milho
Como eu brincava ninguém adivinha

Quando se partia uma peça de loiça
Ninguém adivinha e nem vai acreditar
Eu ficava toda contente
Para os pedacinhos aproveitar

No quintal com umas pedras
Fazia a minha cozinha
Aproveitava os cacos mais bonitos
Como eu brincava ninguém adivinha

Noutra divisão fazia o quarto
Para a minha boneca deitar
Nos pedacinhos de retalhos
Se eu disser nem vão acreditar

Ao 84 não posso voltar atrás
Mas tenho tudo na lembrança
Já posso brincar outra vez
Já sou outra vez criança

Recolhido por Manuel Evangelista junto de Maria de Lurdes Baptista