A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

COMUNICADO – Portugal em Guerra(s) - Iniciativa Cultura


COMUNICADO – Portugal em Guerra(s)

Neste ano que se assinalam os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, assim como os 40 anos do fim da Guerra Colonial, a Academia Itinerarium XIV empreendeu para o próximo dia 10 de junho, feriado nacional, uma iniciativa cultural a que chamou “Portugal em Guerra(s)”. Esta iniciativa terá lugar no Paço Real da Ribeira de Muge, em Paço dos Negros (Almeirim), e terá início as 17.30h.

Aqui serão assinaladas as efemérides aludidas, com declamação e um coro de músicas que fazem parte do Cancioneiro da Ribeira de Muge, assim como dois momentos teatrais, inspirados em factos reais: o monólogo “Tempos de Fome”, que remete para o tempo da fome entre as duas guerras mundiais, e a peça “O Dia Prodigioso”, sobre um rapaz chamado para a Guerra Colonial.

Para além disso, será igualmente celebrado este dia com a história do paço e os 40 anos da revolução de abril através da declamação de prosa e poesia de vários autores, nomeadamente Sílvia Raposeira, que será a convidada de honra para este evento, e que irá declamar alguns poemas da sua autoria.
Soldado da 1.ª Guerra Mundial, natural da Ribeira de Muge, em França. (1918).


Rapariga da Ribeira de Muge a ler carta do namorado, que estava na Guerra Colonial. (1965)

Soldados portugueses, entre os quais um natural da Ribeira de Muge, no primeiro comício do MPLA em Henrique Carvalho, Angola. (1974).


A Academia Itinerarium XIV é constituída por grupo de cidadãos ligados à Ribeira de Muge, que têm como objetivo estudar, defender e divulgar o património deste local, nas suas várias vertentes (histórico, etnográfico, arqueológico, molinológico, entre outros). Sílvia Raposeira é professora de inglês e editou recentemente o seu primeiro livro, o romance “O Ciclo da Esperança”.


Academia Itinerarium XIV:
- Email: academia.xiv@gmail.com