A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

terça-feira, 1 de abril de 2014

HÁ FESTA EM PAÇO DOS NEGROS

Depois de muita insistência popular, todo o povo de Paço dos Negros, amigo e conhecedor da história do seu paço se levantou contra este desprezo, finalmente se começa a dar importância a este monumento do século XVI e às figuras que por ele passaram.

Sabemos que vai em breve ser inaugurado no Paço da Ribeira de Muge um busto ao seu primeiro titular plebeu, Manuel Francisco Fidalgo Júnior. Não conseguimos foi saber a data. Tirámos uma foto enquanto descarregavam a obra de arte.
Além do busto, enorme, trocaram a placa que anunciava “o pórtico” pela verdade histórica “Paço da Ribeira de Muge”. Não se pedia tanto. Podiam ter feito obra mais comedida.
Quem será o autor de estátua tão altamente? Já ouvi alguns populares, que o homenageado conheceram, dizerem: “Está mesmo parecidinho”. Realmente é ele, chapadinho.

O povo de Paço dos Negros está eternamente agradecido Parabéns pois aos que concretizaram esta excelente ideia. Mas mais vale mais tarde que nunca.


foto antiga do malfadado lóbi do Restopórtico.


foto de Manuel Francisco Fidalgo Júnior, princípio do século 20.