A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Onde está o Paço Real da Ribeira de Muge?–Paço dos Negros

Numa altura em que se tenta reduzir o Paço Real da Ribeira de Muge ao seu Pórtico, várias são as provas da sua existência, dimensão e arquitectura.

Todos os dias as provas da sua existência e os pilares do seu estudo e possível reconstrução são vandalizados e destruídos. Com incrível indiferença dos habitantes locais e conivência das entidades oficiais!

Além de considerar esta postura de uma pobreza sócio-cultural inadmissível nos dias de hoje,  começo a desacreditar na necessária suscitação do necessário interesse, principalmente por parte dos jovens, no seu reconhecimento e valorização.

Que se vão publicando as fotos e enaltecendo o trabalho do Dr. Manuel Evangelista.


image

 

1

clip_image002[6]

Portal. Um dos muitos existentes dentro do Pátio, cuja disposição localizada, assimetria e volumetria, indiciam ser de construção preexistente à edificação do Paço.

2

clip_image004[6]

Lajes em tijoleira. Contíguo ao Pátio do Paço Real.

3

clip_image006[6]

Pórtico do Paço Real da Ribeira de Muge. Construído nos anos de 1511-14: T. Tombo, CC, P1, maç 10, fol. 26; CC, P2, maç 27, fol.125.

Em destaque as armas reais, de coroa aberta, ladeadas pela esfera armilar do rei fundador, D. Manuel I, o Venturoso, e seis dos seus vinte merlões originais.

4

clip_image008[6]

Capela do Paço. Capela quinhentista, esteve aberta ao culto ao serviço das populações, durante cerca de quatro séculos. De entre muitas outras referências:

Em 1658 o Prior e Religiosos do Convento de NªSª da Serra recebem por alvará, Registo Geral de Mercês, Vários Reis, liv. 1, fl. 192v., 25$000 réis por ano para comprar um macho, para nele irem os religiosos do Mosteiro à Capela de Paços de Muja dizer as missas Domingos e dias Santos.

Quarenta anos depois, “Ordenado da Capela dos Passos”, de 1689 a 1699, que ao mesmo mosteiro Sua Majestade nos manda dar para o macho em que eimos aos Passos, dois moios de sevada todos os anos, nas Jugadas de Santarém.

As receitas provenientes das mesmas. No mesmo período, 1689 a 1699, um documento do Convento de NªSª da Serra declara que “No almoxarifado de Santarém, temos seis mil réis pelas missas da Capela dos Passos”.

Mesmo após a extinção do almoxarifado, e a propriedade ter sido doada, em 1790, a D. António Luís de Meneses, Marquês de Tancos e Conde da Atalaia, vemos em documentos do Mosteiro de Nossa Senhora da Serra:

Hum brinde para o Almoxarife de Almeirim passar as certidões da Capela dos Paços, $440 réis. Em Março de 1826.

Despesa de uma mulher para varrer a Capela dos Passos, $480 réis, em Junho de 1828.

Despesa para o novo selo de testação, que pagou o almoxarife da Capela dos Paços, $060 réis, em Maio de 1828.

Serviu de celeiro por todo o século XX, período durante o qual esteve a porta entaipada, tendo sido aberta uma outra nas traseiras, onde acessa ao moinho.

5

clip_image010[6]

Trecho do Muro da Cerca do Pomar Real, lado Norte, nas traseiras do complexo.

Foi o Pomar desde sempre parte integrante do complexo do Paço da ribeira de Muge.

Em todos os alvarás de nomeação dos almoxarifes do Paço da Ribeira de Muge (14), com variações no ordenado anual, duas coisas mantêm em comum, ao longo de quase três séculos: dois moios de cevada, para um cavalo que hão-de ter para guardar a Coutada, e a verba para o ordenado de dois homens que hão-de ter continuadamente para cuidar do pomar.

Vemos em Ch. D. João IV, liv. 17, fol. 38, aquando da nomeação do almoxarife João Rodel Figueira, “haverá 24 mil réis para hum (sic) homem que há-de sempre andar no Pomar dos ditos paços…”

6

clip_image012[6]

Antigo aqueduto sobre uma vala, de acesso às piscinas, moinho actual. (Segundo testemunhos, este moinho foi construído no início do século XX, sobre as ruínas de antigas piscinas.)

7

clip_image014[6]

Trecho do Muro da Cerca do Pomar Real, lado Oeste. Encontra-se soterrado sob as casas e barracas.

Vemos em Ch. D. Pedro II, liv. 9, fol. 258, aquando da nomeação do almoxarife Paulo Soares da Mota (I) “… e 24 mil réis para dois homens que hão-de andar contínuos trabalhando nos pomares dos ditos passos…”

Dentro da Cerca foram encontrados, nos anos 50 do século XX, várias moedas e cerâmicas romanas, bem com de outras cronologias.

8

clip_image016[6]

Moinho dos Frades (interior). Construído no início do século XX, cujo nome “Moinho dos Frades” herdou de um outro, assim conhecido pelo facto de os frades ali virem rezar missa.

(Esse outro, que existia cerca de 100 metros (cem) mais abaixo, está documentado como sendo de Francisco Palha, contador-mor de Santarém, que “abriu mão” das suas três escrituras de três assentos de moinhos e terrenos, em 1511, para que o rei pudesse ali construir o Paço, CC, P1, maç 10, nº 26.

Foi em 1546 doado ao almoxarife Estêvão Peixoto, Ch. D. Seb. e D. Henrique, liv. 24, fol. 191; Em 1719 foi comprado por António Roiz, morador nos Gagos, cujas confrontações não deixam margem para dúvidas: Lado Nascente, com a Madre de Água; lado Norte, com o Muro do Orta dos Passos de Sua Majestade que Deus guarde; do Poente, com a estrada que vai para a vila de Mugem; do lado Sul, com o Porto das Carretas e com terras do Moinho do Pinheiro…, ch. D. João V, liv. 63.

Trabalhou ainda no primeiro terço do século XX. Ainda há poucos anos podiam ver-se algumas paredes.)

9

clip_image018[6]

Trecho de Tanque Quinhentista. Situado no vértice do Muro da Cerca do Pomar Real, lados Oeste/Sul. Dois outros tanques do sistema de rega do Pomar existiam, junto ao muro, no lado Oeste.

Em Frazão de Vasconcelos, 1926, vemos: Trechos de um pequeno aqueduto sobre arcaria mostram a antiga distribuição das águas para as hortas e pomar, que era rico de excelentes frutos.

10

clip_image020[6]

Trecho do Muro do Pátio do Paço Real, lado Sul. Confina com o lado Norte do Pomar Real.

Vemos em Ch. D. João V, liv. 41, fol. 308, aquando da nomeação do almoxarife João de Seixas Henriques, “ …e 24 mil réis de dois homens que hão-de andar contínuos trabalhando no pomar dos ditos passos…”

11

clip_image022[6]

Trecho do Muro da Cerca do Pomar Real, lado Sul, junto à estrada do Arneiro da Volta.

Vemos em Ch. D. João IV, liv. 28, fol. 103, aquando da nomeação do almoxarife Francisco de Almeida “…e os 24 mil réis em dinheiro para os homens que hão-de servir de continuo no benefício do pomar…”

12

clip_image024[6]

Paredão. Ruína dentro do terreno (horta) de Manuel Maria Cipriano. Tem mais de 20 metros de comprimento, sendo perpendicular com a da foto nº 13.

Situa-se junto ao Muro da Cerca do Pomar Real, lado Nascente.

13

clip_image026[6]

Ruína de Ferraria? Situa-se junto à Cerca do Pomar Real, lado Nascente, do lado exterior, dentro do terreno (horta) de Manuel Maria Cipriano. Avança para leste, por dentro do aluvião (terra de arroz).

Vemos em Comunicações dos Serviços Geológicos de Portugal, Tomo XXVIII: 251, publicação de 1947, que se refere a deux monticules constitués par des scories de fondition, probablement contemporains du chateau.

Escórias estas, que existiram junto a este local, até 1953.

14

clip_image028[6]

Antigo aqueduto, junto ao Paço, sobre uma vala. Dá acesso ao actual moinho, terras de cultura de arroz e à própria ribeira de Muge.

15

clip_image030[6]

Panorâmica do Muro da Cerca do Pomar Real, lado Sul, paralelo à estrada do Arneiro da Volta.

Vemos em Ch. D. José I, liv. 23, fol. 187, aquando da nomeação do almoxarife de Paulo Soares da Mota (2) “…haverá 40 mil réis em dinheiro, com a obrigação de pagar à sua custa a dois hortelões (24 mil), que são necessários para a horta, que trará sempre cultivada, com as suas ruas limpas…”

16

clip_image032[6]

Paredão. Continuação para Norte, no sentido do Paço, do Paredão referido em 12. Situa-se junto ao Muro da Cerca do Pomar Real, lado Nascente.

17

clip_image034[6]

Pórtico de acesso aos Corredores. Consistiam estes “corredores” em um conjunto de arcadas, forradas a azulejos, com um conjunto de bancos também em azulejos, que ia desde o Paço, pelo lado Nascente da Cerca do Pomar Real, até próximo do moinho referenciado em 8.

Eram “os Corredores”, lugar de recreio e folguedos.

(Deste moinho, saiu para se casar na Capela do Paço, no dia 29 de Janeiro de 1729, para o que teve uma autorização especial do arcebispado, e por estes belíssimos “Corredores”passou, Josefa Maria, a filha do moleiro. Nesta altura, os actos oficiais, casamentos, baptizados e funerais, eram já efectuados na igreja paroquial da recém criada freguesia de Raposa.)

18

clip_image036[6]

Ruína de Banco de azulejos hispano-árabe. Um dos muitos que se dispunham, alinhados, por toda a ala Nascente da Cerca do Pomar Real, chamada “Os Corredores”. Podem ainda ver-se, in loco, restos de alguns destes antigos bancos de azulejos.

Frazão de Vasconcelos op. cit.: Não vimos lá pedras de lavores artísticos e os trabalhos de alvenaria nada indicam de notável, alterado como está, o edifício por modernas reconstruções. Os azulejos quinhentistas que cobriam as paredes foram arrancados e dos milheiros deles que na obra se empregaram de 1512 a 1514 poucos existem já. Um banco de alvenaria conserva ainda o seu primitivo aspecto, forrado de azulejos policromos hispano-árabes. Inteiros, raros haverá mais. Alguns trouxemos para o Museu do Carmo, por oferta do actual proprietário do Paço, sr. Manuel Francisco Fidalgo.

19

clip_image038[6]

Paço dos Negros da Ribeira de Muge, Romano?

A 1 km do Paço. Ponte Romana? www.ipa.min-cultura.pt/: É uma estrutura que corresponderá ao alicerce de uma ponte localizada sobre a Ribeira de Muge, e que segundo a bibliografia especializada se localiza no itinerário da via romana Scalabis/Évora, sendo pois provável que esta estrutura esteja relacionada com a existência de uma ponte de cronologia romana. Situa-se na ribeira de Muge, cerca de 1 km a sul do Paço.

20

clip_image040[6]

Nas Ferrarias, a 5 km a sul do Paço da Ribeira de Muge, à beira da estrada e a cerca e 100 m da ribeira de Muge, além de Estação ao Ar Livre, existe um Cabeço de Ferro, cuja estação denominada Monte do Ferro, foi identificada e classificada quando se abria a estrada, em 1953.

Recolhidos materiais de vários períodos, nomeadamente Mesolítico, Idade do Ferro, Romano e Medieval. www.ipa.min-cultura.pt/.