A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Um pedido aos jovens da minha terra

 

Aos jovens da minha terra.

Quero dizer-vos que não acredito que repitam os actos de verdadeiro vandalismo que tem surgido nos últimos anos no nosso Paço, na noite da passagem do ano. Quero acreditar que os Jovens da minha Terra não têm a mentalidade retrógrada dos mais velhos, quando não havia o conhecimento nem o respeito pela natureza e pelo património.

S

S

Fotos da Passagem do ano de 2011/12, com fogueira em cima das lajes quinhentistas.

Quero pedir-vos: sejam livres, sigam o vosso caminho em liberdade, não obedeçam aos beijacus que em Almeirim se amesandam à mesa do orçamento e de vós se servem. Honrem a vossa História e a vossa Terra.

Ainda é possível refazer todo o nosso Paço Real. Dois terços estão lá. De pé. Orgulhosamente. Teimosamente. Para principiar, cortem a língua a esse que chamar “pórtico” ao nosso Paço Real. Esse título achincalhante, é invenção e só serve o lóbi do Restopórtico, amesandado em Almeirim.

Depois de me perseguirem durante seis anos, uma coisa os caciques e os amesandados não me podem roubar: o sonho, o prazer, a alegria, a felicidade de trabalhar para a minha terra, sem interesses escondidos, coisa de que eles se não podem gabar.

Já que vejo tantos jovens a quem roubaram o sonho, ofereço-vos um pouco do meu sonho, que é fruto de muito trabalho.

final com fonte leve