A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

domingo, 16 de outubro de 2011

Criação do Coro das Mulheres da Ribeira de Muge.

Com muito trabalho, mas com muita alegria, está a Academia a saborear os resultados das pesquisas de longos anos.
Iniciámos hoje a criação do Coro das Mulheres da Ribeira de Muge. Tratámos, desta vez, do Folclore religioso, recolhido na Ribeira de Muge. Foi hoje o primeiro ensaio. Estamos todos a aprender e a reaprender pois, estas mulheres, se umas nunca cantaram este reportório, as que o cantaram, há já  umas boas quatro/cinco décadas que deixaram de o fazer.
Mas o mais importante, deste sucesso, é o facto de estarmos a recuperar verdadeiras pérolas do FOLCLORE RELIGIOSO, que estavam em vias de extinção nesta região, quiçá em todo o país.

Aos visitadores deste blogue oferecemos uma destas preciosidades. Pedimos desculpa, mas trata-se de uma rudimentaríssima gravação, à primeira, e no primeiríssimo ensaio.

Clique para ouvir