A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

domingo, 17 de abril de 2011

Academia da Ribeira de Muge - O Paço cumpre a sua missão

A Carta-Escritura do Paço, de 3 de  Maio 1511, diz que el rei D. Manuel mandou construir este Paço para o seu desenfadamento. A Academia da Ribeira de Muge, aproveitando a Comemoração dos 500 anos, vem dando cumprimento, exemplarmente, à missão para que foi fadado este complexo palaciano desde a primeira hora: Ser um local de lazer. É pois, agora, um local onde toda a população pode usufruir, de modo sistemático, de uma programação popular, que, sendo cientificamente estudada, e sempre renovada, enriquece a terra e a própria região.
 
Brevemente daremos notícia da programação das comemorações dos 500 anos, bem como do lançamento do Livro de História, sobre este Paço.
 
Artesanato em exposição, no Paço.
Artesanato. Nicho. Marianos.