A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Academia - O Xaile

Xaile de abafar

Dizem os especialistas que os xailes, esquecidos na Europa durante séculos, foram trazidos da Índia através de Inglaterra, nos finais do século XVIII. Outros referem os Franceses através do Egipto.
Em Portugal teriam sido vulgarizados por volta de 1840.
Os primeiros de lã fina, seda ou algodão, a aparecer em Portugal, datam do princípio do século XX.
No início do século XX que sofreu algumas transformações. Com grandes franjas, as mulheres começaram a usar o xaile de merino.


Desde sempre me pareceu haver uma falha grave na representação desta peça de vestuário feminino pelos ranchos desta microrregião etnográfica da ribeira de Muge: fruto de desconhecimento?, de deficiente pesquisa?, dos ranchos actuarem quase exclusivamente no Verão? Falha que se traduz num estatuto de menoridade e uma falta de respeito para com os nossos antepassados, o facto de raramente os ranchos desta referida região, na representação dos trajes, as mulheres se apresentarem sempre com uma fatiota de Verão, seja Inverno ou seja Estio, faça calor ou faça frio. Parece-me irreal e não representativo.

Xaile de abafar, era um xaile popular, muito vulgarizado no início do século XX, usado pelas mulheres pobres. Era usado tanto no dia a dia, como para sair em passeio ou trabalho. Servia para se agasalhar do frio a mulher, bem como os filhos pequenos.

Exemplar de duas faces (preto de um lado e azul escuro do outro), oferecido à Academia, usado no início do século XX. Paço dos Negros.