A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

António Domingos

Do romanceiro local – Um romance "verso" nascido no período da Guerra 14-18.
Recolhido em Paço dos Negros, após persistentes dois anos de pesquisa.

António Domingos

Eu sei mesmo com certeza
Que eu a França vou morrer
Adeus mana Virgínia
Nunca mais te eu torno a ver

Adeus mana Luciana
Ó mana do coração
Eu agora vou para França
                                   Vou morrer de um alemão – recolhido à posteriori

Adeus ó mana Emilha
És minha mana real
Que alegria tinhas tu
Se eu voltasse a Portugal

Adeus ó sítio da França
Tens uma rosa encarnada
Onde morreu o António Domingos
Queimado de uma granada

Adeus ó sítio da França
Lá no meio tens uma flor
Adeus Conceição Jacinta
Já morreu o teu amor

Torradas novas torradas
A faca corta o limão
Já morreu o António Domingos
Cravo roxo em botão

Clique aqui: António Domingos