A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

As recomendações do IPPAR e o Paço da Ribeira de Muge

Depois da recomendação do IPPAR, em 2005, para que a Câmara de Almeirim desenvolvesse o processo de classificação do monumento quinhentista, único ainda recuperável no concelho, o que esta Entidade tem vindo a fazer, bem pode dizer-se que raia o criminoso: Em 2006, esconde o Paço atrás de uma montanha de terra, destruindo de vez o Pomar Real. Não satisfeitos, em 2009, montam-lhe um estaleiro de obras em cima.












Deixo ao leitor deste pobre blog que classifique a atitude da Câmara de Almeirim no que respeita à defesa do património histórico que lhe compete defender e preservar.