A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

domingo, 13 de dezembro de 2009

A Escrava Maria

Um vestido para Maria, a escrava da Rainha no Paço da Ribeira de Muge.
Será esta a escrava de que falámos anteriormente e que servia os cabreiros e maioris da Rainha, no Paço. Paço da Serra era, como por vezes, nestes anos,  era designado o Paço da Ribeira.


2112 réis para compra de um vestido que deu a Maria Preta que Miguel Cabreiro trouxe que estava nos Paços da Serra /em Setembro de 1552.


Contadores da minha casa mando-vos que leveis em conta a Álvaro Lopes meu tesoureiro os dois mil cento e doze reis que despendeu no vestido de Maria escrava atrás contido segundo se mostra por assento de Diogo Martins escrivão de seu cargo. Feito em Lisboa a xiii de Setembro. Aleixo de Morais o fez de 1552.
Rainha

Recebido Aleixo de Morais

Para levarem em conta ao tesoureiro os 2112 reis contidos neste rol que despendeu no vestido de Maria escrava que veio de Almeirim. cc, 1, 88, 112