A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

segunda-feira, 14 de março de 2016

COMUNICADO Academia Itinerarium XIV adere ao Dia dos Moinhos Abertos


A Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge, na senda da valorização do património local do eixo Raposa-Paço dos Negros-Marianos (Almeirim), nas suas mais variadas vertentes, procedeu pelo terceiro ano consecutivo à inscrição do Moinho do Fidalgo no Dia dos Moinhos Abertos. Esta é uma iniciativa nacional, promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos, e que em 2016 assinala o seu 10.º ano consecutivo. Em 2015 foram 327 os engenhos que estiveram abertos para esta atividade, tendo sido o Moinho do Fidalgo o único participante da parte sul do distrito de Santarém.

A programação será divulgada oportunamente, sendo enquadrada no tema definido para 2016: o Ano da Cultura Popular. Para já, segue o cartaz nacional desta iniciativa. 

Nota ainda que o Relatório de Atividades de 2015 da Academia Itinerarium XIV foi aprovado em reunião de 13 de março, sendo relativo ao desempenho prestado por esta entidade ao longo do ano passado, nas suas mais variadas iniciativas.