A Ribeira de Muge fica situada na orla de um dos maiores desertos humanos de Portugal, a floresta de Entre-Muge-e-Sorraia. Esta região pode exibir ainda hoje uma cultura com traços característicos muito próprios, mormente a rude cultura dos pastores, cabreiros e dos negros que aqui habitaram. São estas especificidades que a Academia persegue, "subindo ao povo", como nos diz o grande Pedro Homem de Melo, recolhe, estuda e divulga.

segunda-feira, 25 de março de 2019

Dia dos Moinhos Abertos 2019 no Moinho do Fidalgo


Nos próximos dias 6 e 7 de abril (entre as 15.00h e as 18.00h) o Moinho do Fidalgo, em Paço dos Negros (Almeirim) estará aberto para poder ser visitado, no âmbito da iniciativa nacional "Dia dos Moinhos Abertos". Durante este fim de semana, estarão abertos inúmeros engenhos por todo o país, ao mesmo tempo, com animação própria. 

No Moinho do Fidalgo, além da abertura com possibilidade de conhecer a história e tecnologia deste centenário engenho, teremos ainda este ano a exposição temática "As Brincadeiras - Origens e Pioneiros". As Brincadeiras foram um evento lúdico criado em meados do séc. XX em Paço dos Negros nos "meios dias santos" (tarde de 5.ª feira Santa e manhã de 6.ª feira Santa). Consistiam em jogos, cantigas e danças feitos pelos rapazes e raparigas solteiros. A exposição será animada por alguns quadros vivos no decorrer do evento. 




Teremos ainda no moinho o lançamento do livro "As Brincadeiras de Paço dos Negros da Ribeira de Muge", de Manuel Evangelista, no sábado, dia 6, às 16.00h. Uma obra fruto de anos de recolhas que o autor leva pelas pessoas mais velhas da zona da Ribeira de Muge, e que perpetuará um costume já desaparecido do lugar de Paço dos Negros.